A importância do doce nas nossas vidas |
Quinta-feira, 22/07/21 |
Diferente do que muitas pessoas falam, o doce tem um papel muito importante na vida dos seres humanos, pois o açúcar é necessário para o corpo.
Muitas vezes, quando as pessoas estão de dieta, elas acabam cortando de vez o açúcar da sua alimentação, porém essa prática está errada, como dito anteriormente, o açúcar tem um papel muito importante na manutenção do corpo.
O açúcar é o responsável por dar energia ao corpo. Portanto, numa dieta sem açúcar, a pessoa fica sem forças no seu dia a dia. O açúcar, o carboidrato e a glicose funcionam da mesma forma dentro do nosso corpo, e atuam como um combustível do qual o nosso organismo não pode ficar sem. Eles podem ser encontrados na forma de sacarose, lactose frutose.
Prazer, felicidade e energia
A glicose também pode provocar a sensação de prazer e felicidade, porém ela também atua como defesa contra o estresse, pois ela possui neurotransmissores, como a dopamina e a serotonina, por exemplo, que estão diretamente ligadas a esses sentimentos. A principal diferença dos açúcares encontrados nos carboidratos, e dos encontrados em doces é que o segundo chega mais rápido na corrente sanguínea.
Quando o açúcar chega ao sangue, acaba provocando um pico de insulina e, de imediato, vem a sensação de energia. Porém, ela dura pouco, pois logo sentimos fome outra vez e é nesse momento que a pessoa deve tomar mais cuidado para não exagerar no doce e desenvolver algum problema de saúde.
Quando o organismo passa a resistir à insulina, como no caso de pessoas obesas e diabéticas, faz aumentar a vontade de comer doces, pois as células não recebem a glicose que fica retida no sangue. Outro fator é que no frio, o nosso corpo produz mais calor e gasta mais energia, o que também provoca um aumento na vontade por comer doces e gorduras.
É sempre muito importante comer doces com moderação, pois o excesso pode causar obesidade, hipertensão, diabetes, além de provocar colesterol e triglicerídeos altos. A quantidade recomendada de açúcar é de 10% das calorias diárias. O ideal é reduzir o açúcar branco e refinado, e obter a maior parte a partir dos carboidratos, frutas, legumes e outros alimentos, não doces, que oferecem glicose.
O ideal é fazer acompanhamentos médicos com certa frequência, para receber a prescrição mais eficiente para o seu organismo e medir sempre a glicose.
Fonte: G1 – Blog Bem Estar e Delboni Auriemo
CompartilheVoltar para todas