Novidades
Catálogo de Produtos <

Novidades

A origem do nome “Brigadeiro”

Quinta-feira, 04/02/21

O doce brasileiro conhecido como Brigadeiro está mais enraizado na história do país do que muitos pensam. Em meados da década de 40, as mulheres realizaram a distribuição de doces para ajudar na campanha de Eduardo Gomes, brigadeiro da Força Aérea, à presidência da república. O candidato foi o rosto da primeira eleição que as mulheres puderam votar, já que, anteriormente, o direito de voto era restrito apenas para mulheres casadas (com permissão do marido), solteiras que recebiam seus próprios salários e viúvas. 

 

Sendo o candidato que se opunha ao regime populista de Getúlio Vargas no final do Estado Novo, Gomes ficou famoso no Brasil como “o Brigadeiro” e entrou na política contra o então presidente. Durante a campanha, um de seus slogans era: “Vote no brigadeiro, que é bonito e solteiro”, para chamar ainda mais a atenção das mulheres. Estas foram cruciais durante a sua campanha, vendendo o doce feito de leite condensado e achocolatado, entregando-o com o nome de Brigadeiro.

 

Essa é uma história que muitos brasileiros crescem ouvindo, mas não está claro se os apoiadores do candidato escolheram o doce para ganhar votos. Mesmo que Gomes tenha perdido a eleição para Eurico Gaspar Dutra, a procura pelo brigadeiro dura até hoje.

 

Curiosidades sobre o doce: 

 – Com o tempo, o brigadeiro ficou famoso ao redor do globo, sendo chamado de trufa brasileira e conquistando estrangeiros por seu sabor e textura;

 – A popularidade do doce cresceu tanto que há diversas variações dele pelo mundo: com limão siciliano, pistache e café, entre outros sabores;

 – O granulado foi inventado com o único intuito de enfeitar o brigadeiro, se tornando um componente essencial para a receita.

 

Fonte: Revista Galileu e Uol.

Compartilhe
Voltar para todas

Deseja vender nossos produtos?


Tenha os nossos produtos em seu estabelecimento e ofereça aos seus clientes o que há de melhor em doces caseiros.